Como limpar o seu computador de vírus e outros programas não desejados

Guia para remover malware e vírus do seu computador

Home Business Como limpar o seu Computador
limpar computador
+

Na Brumma somos especialistas em remover vírus, malware e outros programas indesejados do seu computador. Nós criamos este guia para compartilhar o processo que usamos na nossa oficina, incluindo os links para os programas que utilizamos e que irá ajudá-lo a fazer uma limpeza básica. Este guia irá mostrar-lhe como limpar muitos dos programas indesejados mais comuns que causam problemas como lentidão e pop-ups.

Limpeza virus

1. Desinstalação Manual

O primeiro passo é a desinstalação manua de qualquer software “lixo”. Este software geralmente inclui barras de ferramentas, PC tune-up software, atualizadores de drivers, browsers de Internet maliciosos, etc. Se não tem certeza do que um programa é, deve utilizar o Google para pesquisá-lo e ver se outras pessoas questionaram sobre o programa. Se não tiver certeza, pode ser mais seguro deixá-lo instalado. Se for malicioso, as outras ferramentas neste guia devem removê-lo.

Há duas formas de chegar à lista de programas instalados no seu computador:

  1. Na maioria das versões do Windows pode clicar no menu iniciar e escrever “appwiz. cpl” na pesquisa para abrir o painel de controle e a janela “Programas e Funcionalidade”.
  2. Outra alternativa, no Windows 8.1 e no Windows 10, pode clicar com o botão direito do rato no menu iniciar e clicar em “Programas e Funcionalidade” ou ” Aplicações e Funcionalidade “. A opção que vê depende da versão do Windows. “Programas e Funcionalidade” abrirá o Gestor de aplicações do estilo “moderno” nas configurações do Windows.

Nota: O CCleaner do passo nº2 também tem um recurso de “desinstalação” no separador “ferramentas” que funciona da mesma forma dos “Programas e Funcionalidade do Windows” que lhe permite desinstalar manualmente os programas nessa etapa.

2. CCleaner

Depois de uma desinstalação, normalmente passamos para o CCleaner. Apesar CCleaner não ser uma ferramenta de remoção de vírus, ajuda a remover um monte de ficheiros temporários (o que pode acelerar algumas das outras verificações) e pode ajudar a redefinir os navegadores. CCleaner também pode ser usado para desativar programas do aranque.

Existem algmas tarefas importantes para verificar/fazer no CCleaner:

  1. Na guia “Custom Clean”: na seção “Sistema”, no separador “Windows”, certifique-se se “cache DNS” está marcada.
  2. Se utilizar oo Windows 10, certifique-se também que a “Sessão” em “Microsoft Edge” está marcada.
  3. Agora você pode clicar em “Correr Cleaner”.

3. TDSSKiller

TDSSKiller da Kaspersky é uma ferramenta de deteção e remoção de rootkits. É útil para encontrar serviços maliciosos e processos Worm que tentam infetar o Windows. Quando chegar ao ecran principal que tem o botão “Start Scan”, deve clicar em “change parameters” e marcar “Verify file digital signatures”, bem como “Detect TDLFS file system.”

IMPORTANTE!

TDSSKiller pode mostrar-lhe falsos positivos. Alguns “serviços não assinados” podem ser serviços legítimos do seu computador. Se não sabe o que é, pode ser melhor deixá-lo.

Se o TDSSKiller detectar algum item que requer uma limpeza, também pode ser necessário reiniciar.

4. ADW Cleaner

ADW Cleaner da Malwarebytes é um ótimo utilitário para encontrar e remover adware, junkware, barras de ferramentas, e extensões do navegador indesejados do seu computador. Utilizar o ADW Cleaner é simples, clique em “Scan”. Quando a verificação concluír, um ficheiro .txt será exibido com os resultados da verificação. Depois disso, o botão de Verificação vai se transformar em um botão “Clean”. Clique limpar e deixe o ADW Cleaner fazer o seu trabalho.

O ADW Cleaner provavelmente vai reiniciar o computador se encontrar algum item.

5. Malwarebytes

Malwarebytes é um programa anti-malware fantástico que pode encontrar e remover algumas das ameaças mais obscuras e difíceis de detectar. Quando instala o Malwarebytes pela primeira vez, ele ativa uma avaliação gratuita de 14 dias que inclui proteção em tempo real e uma maior detecção de vulnerabilidades. Pode optar por sair da versão de avaliação se quiser apenas usar o Malwarebytes para verificação. Utilizar o Malwarebytes é fácil, há literalmente uma seta a apontar para o botão “Scan Now”. Quando clica em “Scan Now” o Malwarebytes fará todas as atualizações e irá analisar o seu sistema. Após a verificação, certifique-se de que todas as ameaças detectadas estão marcadas e clique em “Quarantine Selected”.

O seu computador pode precisar de reiniciar.

Após a verificação, pode desinstalar o Malwarebytes se não quiser lidar com os pop-ups de avaliação de 14 dias, ou pode aceder a “configurações” > “minha conta” e clique em “desativar Trial Premium.” Pode, em seguida, clicar com o botão direito no ícone do Malwarebytes junto ao relógio do Windows e desmarque a opção “iniciar com o Windows.”

Trackback URL: https://brumma.pt/wp/2019/08/13/como-limpar-computador/trackback/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *