HDD vs SSD

Home Business Análise: HDD vs SDD
+

Análise: HDD vs SDD

As pessoas ao adquirirem computadores hoje em dia precisam escolher entre um disco de estado sólido (SSD) ou um disco rígido (HDD) como componente de armazenamento primário para o seu dispositivo. Mas qual é a melhor escolha? Neste artigo, descrevemos as diferenças entre o SSD e o HDD, bem como oss prós e contras, para que possa tomar a decisão certa na sua próxima compra.

O que é um HDD?

Um disco rígido (HDD) é um dispositivo de armazenamento do computador que é composto por pratos de metal com um revestimento magnético, spindle e várias peças móveis para processar e armazenar dados. O tamanho comum para discos rígidos de portáteis é 2,5″, enquanto o modelo maior de 3,5″ encontrado geralmente nos computadores fixos.

O que é um SSD?

Um disco em estado sólido (SSD) é outro tipo de dispositivo de armazenamento de dados que executa o mesmo trabalho que um HDD. Mas em vez de armazenar dados em pratos de metal, um SSD usa chips de memória flash e um processador embutido para armazenar e recuperar dados. É aproximadamente do mesmo tamanho de um HDD de 2.5” mas já existem modelos mais pequenos, parecidos com placas de memória.

Comparação entre HDD e SSD

Agora vamos analisar os dois dispositivos que dividimos nas principais categorias:

Velocidade

É nesta categoria que os  SSDs realmente prevalecem. Enquanto os HDDs precisam de muito tempo para aceder aos dados e arquivos porque o disco tem de girar para encontrá-los, os SSDs podem concluir essa tarefa 200% mais rápidamente, já que os dados são acedidos instantaneamente por meio de chips de memória flash. É por isso que um PC equipado com SSD será inicializado em segundos e entregará velocidades rápidas para abrir programas e ficheiros, enquanto um computador que utiliza um HDD levará muito mais tempo para iniciar o sistema operativo e terá um desempenho mais lento do que um SSD durante uso normal.

Capacidade

Até à data da escrita, as unidades de SSD para consumo doméstico atingiram a capacidade máxima de armazenamento de 4TB. Embora existam SSDs grandes, qualquer um maior que 1TB está acima da faixa de preços que a maioria das pessoas querem pagar. HDDs, por outro lado, têm grandes capacidades (6-14TB) disponíveis por preços muito mais acessíveis.

Durabilidade

HDDs consistem em vários  componentes móveis, tornando-os suscetíveis a choques e danos. Quanto mais tempo utiliza o HDD, mais se desgastam e, eventualmente, acabam por falhar. Enquanto isso, os SSDs utilizam um armazenamento flash não mecânico montado numa placa de circuitos, proporcionando melhor desempenho e fiabilidade, e aumentando a probabilidade de manter os seus dados seguros.

Ruido

Um HDD por vezes pode ser a parte mais ruidosa do computador. Mesmo os HDDs de melhor desempenho emitem algum ruído quando a unidade estiver a girar para frente e para trás para processar os dados. OS SSDs não têm partes móveis, por isso não faz nenhum ruído de todo.

Aquecimento

Quantas mais partes móveis, mais calor gerado, e os utilizadores de HDD terão que aceitar que o dispositivo degenerará ao longo do tempo por causa do calor que os HDDs produzem. Um SSD usa memória flash, gerando menos calor, logo têm uma vida útil mais longa.

Custo

SSDs são mais caros do que os HDDs, embora hoje em dia a diferença de preço diminuiu consideravelmente. É por isso que a maioria dos computadores com um SSD tem apenas algumas centenas de gigabytes de armazenamento. Os HDDs são cerca de duas vezes mais baratos que os SSDs.

Recomendação final

Apesar dos custos mais elevados e menor capacidade de armazenamento, o SSD é o claro vencedor sobre o HDD em termos de desempenho. Enquanto paga mais por menos memória num SSD, está a investir numa solução de armazenamento de dados mais rápida e muito mais durável a longo prazo.

Recomendamos a utilização de um SSD como o armazenamento primário para o sistema operativo e programas mais utilizados. Pode depois, instalar um HDD no mesmo computador para armazenar documentos, filmes, música e fotos. Esses ficheiros não precisam dos incríveis tempos de acesso e velocidade do SSD.

A Brumma TI pode ajudá-lo contacte-nos hoje mesmo!

Trackback URL: https://brumma.pt/wp/2019/11/02/analise-hdd-vs-sdd/trackback/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *