Guia de Compras – Escolher o Portátil ideal para a escola

Home Truques & Dicas Guia de Compras – Escolher o Portátil ideal para a escola
Guia de Compras – Escolher o Portátil ideal para a escola
+

Os Computadores Portáteis para estudantes, não são apenas usados para as tarefas escolares e apoio ao estudo. Também são usados para pesquisa web, ver filmes, jogar jogos e muito mais! Existem montes de portáteis por onde escolher, desde modelos de baixa gama, gama média, recondicionados e portáteis gaming de gama alta. Para os estudantes a escolha do portátil depende principalmente do orçamento disponível. Escolher um portátil não é fácil quando existem tantas variáveis a considerar, felizmente, poderemos simplificar processo com este guia. 

Decida o orçamento 

Existem portáteis com diferentes especificações e funcionalidades a partir dos 350€ em diante. É importante decidir o valor máximo que está disposto a investir, esta decisão vai ajudá-lo na escolha do portátil entre as diversas gamas e categorias. 

Escolha o Sistema Operativo 

O Windows 10 é atualmente o sistema operativo mais popular e já vem pré-instalado na grande maioria dos computadores. É fácil de utilizar e pode instalar qualquer software, desde produtividade, entretenimento e jogos. Dependendo dos requisitos escolares, pode ser necessário um sistema operativo diferente, como o Mac OS, ou Linux. 

É preciso considerar, que por exemplo, se necessitar de um software que corre apenas num Mac, não vai conseguir correr esse software num portátil com o Windows. Mas apesar de mais dispendioso, num MacBook ou num MacBook Pro pode instalar o Windows em paralelo com o Mac OS. Portáteis com o Linux pré-instalado ou sem sistema operativo podem ser mais económicos do que os que vêm com o Windows pré-instalado, o que lhe pode poupar algum dinheiro, mas poderá de ter de gastar dinheiro na instalação do Windows. 

Escolha o Processador e Memória

Os portáteis podem vir equipados com processadores da Intel ou AMD, escolher o correto pode ser difícil. Se vai usar o portátil principalmente para trabalhos escolares, jogos simples e outro software pouco exigente, um Intel Core i3 ou AMD Ryzen 3 vai ser suficiente. Para os estudantes que correm software pesado ou com gráficos intensivos, pode compensar investir num portátil com um processador Intel Core i5 ou i7, ou AMD Ryzen 5 ou 7. 

A maioria dos portáteis vem de fábrica com 8GB de memória RAM, o que é suficiente para tarefas simples, como utilizar o Microsoft Office, navegar a Internet e ver filmes. Se puder gastar um pouco mais, pode optar por modelos com 16GB de memória RAM. Mais memória significa maior capacidade de executar software mais exigente e em simultâneo. 

Quanto espaço de armazenamento vai precisar?

Dependendo do nível escolar, pode ter necessidade de armazenar grandes quantidades de dados, desde documentos, apresentações, imagens, fotos, vídeos, música e muito mais. A maioria dos portáteis traz de fábrica discos desde os 240GB aos 2TB e até mais. Um disco de 500GB é suficiente para a grande maioria dos casos, mas se vai instalar jogos grandes e armazenar filmes, vai precisar de um disco maior. Se tem um orçamento limitado não se preocupe, pode sempre comprar um disco externo mais tarde se precisar de armazenar grandes quantidades de informação. Dê sempre preferência aos discos SSD, os discos tradicionais HDD baixam o desempenho do portátil significativamente. 

Escolha a placa gráfica 

palaca grafica

Existem dois tipos de placas gráficas nos portáteis – integradas ou dedicadas. As placas gráficas integradas têm um desempenho inferior relativamente às placas gráficas dedicadas. Se vai utilizar o portátil para jogar jogos básicos, ou apenas para navegar na internet ou ver filmes um computador portátil com uma placa gráfica integrada é suficiente. As placas gráficas dedicadas encontradas nos computadores portáteis são normalmente da NVIDIA ou AMD. as placas gráficas da AMD chamam-se Radeon encontro da nVidia chamam-se Geforce . 

Este chip gráfico tem Memória RAM dedicada o que permita lidar com software intensivo e jogos. Se vai usar software com gráficos 3D uma Placa Gráfica dedicada é essencial. E claro o outro benefício é que pode jogar jogos pesados no portátil. As gráficas de entrada da nVidia são chamadas Geforce 930 m e 940 m enquanto as placas gráficas médias começam com a GTX 950M e superiores, enquanto as placas gráficas de entrada da AMD começam na Radeon R5 e podem ir até á R9. 

Escolha a bateria  

bateria

A bateria de um portátil é tão importante como o processador e a Memória. Enquanto o estudante provavelmente vai querer transportar o portátil para a escola e, poderá não ter possibilidade de carregar o seu portátilUma bateria de boa capacidade que dure várias horas é essencial 

Portabilidade 

Depois de escolher as especificações do hardware para o seu portátil, existem outros elementos que não pode ignorar, como o design, o tamanho, o peso e o tamanho do ecrãSe vai transportar o seu portátil diariamente para a escola e para casa opte por um portátil leveSe vai ficar a maioria do tempo em casa e é uma máquina para usar a tempo inteiro, um ecrã maior será recomendadoTambém é útil para ver filmes, jogar jogos com amigos, ler textos e criar apresentações. Um ecrã grande também significa um teclado maior, que é mais ergonómico. 

Acessórios que deve ter 

Existem alguns acessórios que servem para proteger o seu computador portátil, enquanto outros servem para aumentar a produtividade. Transportar o computador portátil não é tão simples como transportar os livros, uma mala de portátil é a primeira coisa que deve considerar. Estas malas são desenhadas com compartimentos que servem para transportar com segurança o portátil e os acessórios. Esteja ciente que alguns fabricantes já incluem uma mala com o portátil. 

O Windows já traz um antivírus que proteja o seu portátil de malware e a vírus e alguns fabricantes também oferecem software pré-instalado. A grande maioria deste software funciona por subscrição onde paga mensalidades ou anuidades para o utilizar. Se quer segurança adicional considere adquirir um antivírus pago. 

Computadores portáteis recondicionados  

Os computadores portáteis recondicionados são uma boa alternativa para os estudantes pois consegue-se a um preço baixo, um computador de gama média com excelente qualidade de construção e com garantia de 1 anoContudo deve-se ter em atenção a autonomia da bateria para que esta não seja muito curta. Para a maioria dos estudantes os estudantes principalmente no ensino básico e secundário um portátil recondicionado é suficiente para as necessidades escolarespor estes motivos recomenda-se a aquisição de um portátil recondicionado em vez de um novo.  

Trackback URL: https://brumma.pt/wp/2021/08/29/guia-de-compras-escolher-o-portatil-ideal-para-a-escola/trackback/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *