Como melhorar o seu negócio na segunda metade de 2021

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Como melhorar o seu negócio na segunda metade de 2021

Fazer previsões é difícil, especialmente sobre o futuro da economia… e especialmente em tempos voláteis. Um plano de negócios para o resto de 2021 deve incorporar o que pensa sobre o futuro do seu negócio, juntamente com um “plano B” caso as coisas não corram como esperado.

Apesar das boas perspetivas para o resto de 2021, graças aos progressos significativos na redução da pandemia COVID-19, não há garantias que sejam duradouros.

Existem uma série de eventos que podem desviar a recuperação do seu curso, mas as lições que aprendeu em 2020 sobre o seu negócio, podem guiá-lo de agora em diante. Veja como:

Lições aprendidas em 2020

Estas lições incluem temas como comunicar com e servir os clientes de diferentes formas, novos modelos de gestão de pessoal e medidas para reduzir drasticamente os custos operacionais.

Estas aprendizagens são aplicáveis mesmo que a economia continue a ganhar força. Perca alguns minutos para refletir sobre o que são as suas “lições aprendidas” e a sua relevância de agora em diante.

Por exemplo, digamos que já domina comunicações eficazes com os clientes mesmo quando o seu negócio estava estagnado e quando todos estavam confinados em casa. Numa economia resurgente, o estrangulamento da cadeia de abastecimento e um mercado de trabalho restrito podem tornar um desafio satisfazer as necessidades do seu cliente a curto prazo. Assim, manter-se em contacto com os clientes pode ser tão importante para manter as relações com os seus clientes como foi durante o pico da pandemia.

Componentes do Plano de Negócios para 2021

Lembre-se: o seu Plano de Negócio é o guião para o seu negócio. Deve ser analisado regularmente para que esteja sempre a trabalhar para os seus objetivos estratégicos. Seja como for, é necessária uma atualização do seu plano de negócios para o resto de 2021 (quer tenha um atualmente ou precise de começar de novo). Eis o que ver:

Analise as suas estratégias de marketing e de preços

  • Esforços de marketing sazonal. Se os seus clientes esperam ofertas sazonais (como um “evento de vendas”) do seu negócio, verifique de uma forma proativa nas suas campanhas de marketing e certifique-se de que ainda são apropriadas ou atualizadas conforme necessário. À medida que mais consumidores entram no mercado, é imperativo chamar a sua atenção.
  • Novas iniciativas de produtos e serviços. Se os seus clientes estiverem mais abertos ao consumo durante os próximos meses, existem outros produtos ou serviços que lhes seriam mais apelativos agora?
  • Estratégias de preços. Se tem mantido os preços baixos, o seu plano de negócios pode incluir algum espaço para testar uma estratégia de preços mais agressiva.

Como planear atualizações e crescimento

  • O crescimento. Infelizmente para algumas empresas, os desafios de 2020 deram um duro golpe nas suas perspetivas de sobrevivência a longo prazo. Mas se sobreviveu aos desafios, poderá detetar oportunidades de uma fusão, aquisição ou parceria com os concorrentes. De forma geral, as grandes empresas podem enfrentar tempestades económicas melhor do que as mais pequenas, porque têm mais espaço para contratar durante os períodos económicos mais fracos.
  • Atualizações tecnológicas. Pode ser fácil adiar atualizações do parque informático, quando o negócio está lento. Mas se ficar muito atrasado, está a perder uma boa oportunidade de operar de forma mais eficiente, segura e também de ganhar novas capacidades. Com as ferramentas mais recentes para automação de negócios, contabilidade, recursos humanos, CRM e sistemas de marketing, entre outros, poderá preparar o seu negócio para o sucesso. (Nota: Um inquérito a mais de 1.000 executivos financeiros encomendado pela Sage concluiu que 77% planeiam reforçar o seu investimento nos seus sistemas informáticos este ano.) Não é uma recomendação de tudo ou nada. No entanto, um plano de negócios pode prescrever uma abordagem faseada para atualizar o seu parque informático.
  • Pessoal. Muitos funcionários nos últimos meses têm tido dificuldade para atrair trabalhadores da parte inferior da tabela salarial. Ainda assim, a dinâmica do mercado de trabalho está a mudar, e talvez precise de aumentar os seus salários, ou encontrar outros incentivos, para o pessoal essencial à medida que o seu negócio aumenta.
  • Imóveis. A pandemia pode ter levado a considerarmos as necessidades imobiliárias. Por exemplo, se os funcionários trabalharam produtivamente a partir de casa e querem continuar isto, não deve reduzir o espaço e reconfigurar a área que sobra? Este é um bom momento para analisar as necessidades imobiliárias e adicioná-las ao seu plano de negócios.
  • Força financeira. Uma previsão do fluxo de caixa não é um plano de negócios, mas pode indicar a necessidade de incorporar no seu plano um componente de aumento de capital – especialmente se tiver crescimento em mente. Os custos dos empréstimos não se vão manter baixos para sempre. Pode explorar suas opções de financiamento para avaliar se você deve incluir algum empréstimo no seu plano de negócios.

Ingredientes essenciais para manter o crescimento o resto do ano

Se a pandemia ensinou alguma coisa aos empresários, foi a importância da criatividade, flexibilidade e perseverança. Um bom plano de negócios deve ser criado e mantido com essas três qualidades em mente.

A criatividade requer não só imaginação, mas também vontade de experimentar novas estratégias de negócio com crença e otimismo.

A flexibilidade e a agilidade requerem a capacidade de corrigir rapidamente o trajeto, quando os factos ditam a sua necessidade. E a persistência, o lado inverso da flexibilidade, significa acreditar no seu plano de negócios para não mudar de rumo por impulso. Junte tudo e terá uma fórmula de sucesso para todo o ano.

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